Depois de quase três horas de bloqueio, cerca de 200 moradores da Vila Bilibio liberaram a BR-158, entre Santa Maria e Itaara, por volta de 21h40min desta segunda-feira. Eles protestavam contra a falta de luz, que afeta o bairro desde a última quinta-feira, quando a cidade foi atingida pelos temporais e ventos de mais de 130km/h.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os manifestantes bloquearam toda a via no início da noite de segunda logo depois do trevo do Castelinho, em direção a Itaara. A polícia tentava negociação para deixar os motoristas passarem. O trânsito ficou congestionado no local.
Por volta das 19h30, a PRF bloqueou a passagem de veículos no Trevo do Castelinho, em função do congestionamento. Quem precisava ir ou voltar de Itaara, era orientado a pegar a Estrada do Perau.
- Nós vamos seguir bloqueando até vir o caminhão da AES Sul com o novo poste de luz. Antes disso não saímos daqui. Estamos perdendo tudo em casa. Se a equipe não vier, não vamos desbloquear - dizia o morador Oziel Castro de Lima, 37 anos, motorista, durante o protesto.
Por volta de 21h40min, quando dois caminhões da AES Sul chegaram e começaram a consertar os postes danificados, os moradores liberaram totalmente a pista.
Outros protestos contra a demora para o restabelecimento da luz também marcaram esta segunda-feira em vários bairros da cidade. Leia mais aqui.